SEUS PÉS SÃO A BASE DE TODO O SEU CORPO
Os pés desempenham um papel vital na evolução de todos. Suportam nosso peso e absorvem os impactos do corpo no solo a cada passada que damos ao nos locomovermos.
A cada passo que damos os arcos dos pés desabam e tocam o solo esticando os tecidos dos pés que acumulam energia elástica. Esse jogo absorve os impactos e funcionam como molas para nos impulsionar para frente no momento seguinte do passo. Um mecanismo muito eficiente para preservar nossas articulações e economizar energia durante nossos movimentos.
Essa eficiência depende do bom posicionamento dos arcos plantares e da capacidade de mobilidade dos pés. Nos casos de pés planos ou pés cavos essa função de absorver impactos e organizar o posicionamento de todo o corpo fica comprometida.
DISFUNÇÕES POSTURAIS DOS PÉS
PÉ CHATO OU PRONADO
Pé plano é uma condição comum, também conhecida como pé chato, na qual os arcos na parte interna dos pés se achatam quando o peso do corpo é exercido sobre eles. Quando as pessoas com pés chatos se levantam, a sola dos pés caem e tocam o chão.
Os pés chatos podem ocorrer quando os arcos não se desenvolvem durante a infância. Também pode ocorrer mais tarde na vida, após uma lesão ou com o processo de envelhecimento.
Geralmente são indolores. Se você não está sentindo dor, nenhum tratamento é necessário. No entanto, se o pé chato estiver causando dor e limitando suas atividades diárias ou esportivas, se torna necessário fazer uma avaliação com um fisioterapeuta especializado.
Algumas pessoas com pés chatos podem ter os seguintes sintomas que pioram com a atividade física:
-
Dor no calcanhar ou na sola do pé;
-
Dor na região interna do tornozelo, algumas vezes acompanhada de inchaço na área;
-
Dor em pontada na região lateral do tornozelo;
-
Dor no joelho ou na coluna lombar.
O melhor momento de tratar é na infância e na adolescência quando a postura está em desenvolvimento. Nesse momento podemos reduzir os efeitos das alterações posturais do crescimento e evitar que problemas maiores surjam mais na frente.
O uso de palmilhas com correção da posição dos calcanhares e dos arcos dos pés ajustam a postura de todo o corpo, controlando as cargas e tensões em tendões e articulações. O efeito desse ajuste no alívio da dor é quase imediato.
Projeto da palmilha em software com precisão digital recompondo os arcos dos pés e o alinhamento dos calcanhares. A imagem abaixo mostra a correção do posicionamento dos pés com o uso da palmilha no tênis.
PÉS CAVOS OU SUPINADOS
O pé cavo é uma alteração postural em que o arco natural da planta do pé apresenta uma curvatura excessiva. Isso faz com que esse tipo de pé tenha uma área de contato com o solo bem menor e, portanto, menos apoio para se manter em pé. Como consequência dessa redução de contato, uma quantidade excessiva de peso é colocada no antepé e no calcanhar produzindo calos, dor e desconforto nessas regiões.
Exercícios de alongamento dos músculos da panturrilha e da planta do pé ajudam a relaxar e aliviar as dores. As Palmilhas Posturais 3D promovem uma melhor área de contato nos pés e distribuem melhor as cargas aliviando os pontos de maior pressão e desconforto. Como muitas vezes o pé cavo é acompanhado de uma posição de supinação do pé, a palmilha promove o reposicionamento do calcanhar e a correção da posição do pé aliviando os sintomas. Abaixo o projeto da palmilha para corrigir pés cavo/supinados.
PÉS MISTOS
Ao olhar para os pés de uma pessoa, torna-se óbvio que a maioria das pessoas distribui o peso do corpo de maneira desigual.
Isso não é ideal, pois significa que algumas partes de seus pés estão sendo excessivamente estimuladas pela pressão, enquanto outras regiões estão recebendo pouca ou nenhuma estimulação.
Existe uma poderosa conexão sensorial entre nossos pés e nosso cérebro; nossos pés fazem parte de como nosso cérebro vê o movimento!
O cérebro recebe informações do pé sobre sua posição no espaço, a textura do solo e a tensão muscular.
Um pé misto é quando um pé é pronado (gira ⤵️ internamente) e o outro supina (gira ⤴️ externamente).
A pronação do pé causa:
-
Rotação interna da tíbia
-
Rotação interna do fêmur
-
Pelve mais baixa
A supinação do pé causa:
-
Rotação externa da tíbia
-
Rotação externa do fêmur
-
Pelve mais alta
Após 365 dias, essa tensão muscular irregular se fixa e seu cérebro não consegue mais reverter o processo. Para corrigir isso, você tem que inverter a adaptação com o estímulo certo! O uso de Palmilhas Posturais 3D corrige a desigualdade no posicionamento dos pés tornando-os simétricos. Isso levará ao ajuste postural e o alinhamento de todo o corpo.
A DOR É FRUTO DO DESEQUILÍBRIO POSTURAL
É comum as pessoas pensarem que se tem dor é porque tem alguma doença. A verdade é que em 93% dos casos de dor musculoesquelética a causa é um desequilíbrio mecânico do corpo e não uma doença provocando alguma inflamação, como artrite, por exemplo. Isso quer dizer que na imensa maioria dos casos a dor é provocada por disfunções da postura ou do movimento que sobrecarregam alguma região do corpo.
CONTATO
Endereço:
Rua do Chacon 274 sala 307 Poço da Panela, Recife-PE
Whatsapp:
(81) 98203-0335